Em nova MP Bolsonaro limita isenção de IPI para pessoas com deficiencia.

Publicada ontem(01) na madrugada no Diário Oficial da União, a Medida Provisória 1.034/2021, do governo federal, mudou a regra para a concessão de isenção de IPI na compra de carros zero-quilômetro por pessoas com deficiência.

A lei limita imediatamente o benefício para clientes PCD a veículos com preço igual ou inferior a R$ 70 mil até dezembro deste ano. Além disso, amplia de dois para quatro anos o prazo para comprar outro automóvel sem recolher o tributo, obedecendo o novo teto.

Para completar, a MP eleva a CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido) cobrada dos bancos.

A medida provisória tem o objetivo de compensar as perdas com arrecadação do governo de Jair Bolsonaro com a isenção de PIS e Cofins sobre a comercialização e a importação de óleo diesel e GLP (gás liquefeito de petróleo) de uso residencial, o “gás de cozinha”.

O novo limite para isenção do IPI na aquisição de automóveis PCD segue o mesmo teto adotado pelos Estados em relação ao ICMS. Ou seja: pessoas com deficiência só passam a ter direito à isenção dos dois tributos se optarem por modelos com preço até R$ 70 mil.

A medida provisória ainda terá de ser aprovada pelo Congresso em até 120 dias a partir da sua publicação para seguir valendo – caso contrário, será extinta.

Fonte: https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2021/03/02/carros-pcd-mp-limita-isencao-de-ipi-para-bancar-imposto-zero-de-diesel.htm

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s