21 DE SETEMBRO Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

O dia 21 de Setembro, foi instituído como o \”Dia nacional de luta da pessoa com deficiência\” No ano de 1982 pelos movimentos sociais de pessoas com deficiência em um encontro nacional. A data foi escolhida  por ser  também,o dia da árvore.  E assim se torno-se  um simbolo, de todas que lutam diariamente por melhorias sociais e por um Brasil mais acessível de todas as formas no trabalho na educação na saúde. Esse dia serve para que posamos refletir,  sobre os nossos valores sociais já que todo os dias lembramos como é o descaso dos nossos políticos.

Em comemoração ao dia nacional da  pessoas com deficiência, o blog olhar inclusivo, fez uma matéria que aborda a lei de cotas LEI Nº 8.213, DE 24 DE JULHO DE 1991, lei de contratação de Deficientes nas Empresas.  Lei 8213/91, lei cotas para Deficientes e Pessoas com Deficiência dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência e dá outras providências a contratação de pessoas com deficiência.


Art. 93 – a empresa com 100 ou mais funcionários está obrigada a preencher de dois a cinco por cento dos seus cargos com beneficiários reabilitados, ou pessoas com  deficiência, na seguinte proporção:
 até 200 funcionários……………… 2%
 de 201 a 500 funcionários……….. 3%
 de 501 a 1000 funcionários……… 4%
 de 1001 em diante funcionários… 5%

Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Temos que refletir,  que sociedade queremos viver, qual  pais queremos deixar para nossos filhos, e  netos. Afinal, uma lei de cotas serve ou não para  inclusão, de pessoas que são vistas como \”coitadas\”  pelos cidadãos e pelos nossos governantes.  Quero que você,  que tenha ou não uma deficiência pense  como podemos avançar em uma Brasil cada vez mais protecionista, e assistencialistas.Isso pode ter uma influencia negativa em nosso povo? poque não incentivamos, o dialogo nas escolas, e na nossa comunidade. E  você é o tipo que só reclama ou faz algo que possa melhorar a sua vida. Criar leis em vez de criar Educação inclusiva. Criar imposto em vez de distribuir melhor,  cabe a nos sociedade, fiscalizar como e quanto esta sendo distribuído.  QUAL É O SEU PAPEL NA SOCIEDADE?  

Entrevistados:


Patricia Battaglia, 22 anos Estudante de Jornalismo, tem uma deficiência congênita que afeta sua mobilidade.
Patricia, se diz contra a lei de cotas. \” Sou contra porque acho que a lei de cotas, deveria ser para quem não deve uma boa escola de base\” 
João Lopes, 28 anos  é fundador da empresa sem barreiras, especializada em trabalhar com  inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho. 
João, se diz a favor da lei de cotas.\”Essa lei foi criada para que as pessoas com deficiência, possam ter oportunidade de se desenvolver por igual\” 

Veja: http://www.youtube.com/watch?v=OTMFalGrxg4


Jornalista: Alex Azevedo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s